sábado, 21 de agosto de 2010

FORMAÇÃO VIA CELULAR – UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL

A EDUCAÇÃO MÓVEL

Para falar sobre educação móvel e o uso do celular como recurso de aprendizagem, foram convidados o Dr. Mohamed Ally – Director and Professor – Centre for Distance Education Athabasca University – Canadá e a Profa Adelina Moura – Pesquisadora de mLearning da Universidade do Minho – Portugal em web conference; e Wagner Merije – Minha Vida Mobile – MVMob, presencialmente.

O debate, mediado por Martín, trouxe a tona questões importantes como as particularidades da educação móvel e as características da nova “sala de aula”, apresentada pelo Prof Mohamed, que destacou o celular como o recurso que pode acompanhar as transformações tecnológicas e de comportamento dos aprendizes. Os novos ambientes de aprendizagem também foram destaque na fala do professor canadense, autor do livro Mobile Learning Transforming the Delivery of Education and Training.

Adelina Moura, de Portugal, trouxe para o público a sua experiência em aplicação e uso do celular na sua atuação didática. Com alunos de faixa etária bastante ampla (17 a 55 anos), a professora desenvolveu projetos de criação de podcasts e dicas literárias enviadas por SMS – destacando o seu projeto Geramóvel, sucesso entre estudantes portugueses.

E Wagner Merije apresentou o seu projeto Minha Vida Mobile, que está há um ano levando para as escolas uma nova forma de utilização do recurso móvel: oficinas de edição e produção audiovisual usando celulares.

Wagner e a sua experiência com o celular como recurso de educação em audiovisual

Wagner e a sua experiência com o celular como recurso de educação em audiovisual

A Fundação Telefônica e o Instituto Vivo lançaram o curso “Aprendendo em rede sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente”, via celular, para aproximadamente 150 Conselheiros tutelares e outros profissionais envolvidos com a temática dos direitos da criança e do adolescente. É a primeira vez que um curso à distância pelo telefone celular é realizado por organizações sociais corporativas no Brasil e a Editacuja realiza a Coordenação Editorial e Tecnológica do projeto.

Com vistas a democratizar o acesso à educação e permitir que pessoas possam estudar sem ter que se locomover (ou enquanto se locomovem), o curso busca aprimorar o conhecimento dos participantes sobre o ECA e promover a sensibilização e difusão da importância do tema para toda a sociedade.

FONTE:www.editacuja.com.br/noticias/?p=392

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